Resenha: O Segredo (Rhonda Byrne)

E, tudo o que pedirdes na oração, CRENDO, o recebereis. (Matheus 21:22)

É com esta passagem da bíblia que eu começo a falar sobre O Segredo, mais à frente vocês vão entender.

Terminei finalmente de ler O Segredo, depois de anos na verdade. Há muitos anos eu o vi sendo anunciando, achei interessante, mas não li. Algum tempo depois eu o vi na casa de uma amiga, novamente achei interessante, folheei, mas não li. Mais algum tempo depois eu conheci o meu namorado, ele falava muito do livro, tentei ler, mas não terminei.

Agora, depois de anos, e de tanto duvidar da capacidade desse segredo eu consegui ler. Segundo a lei da atração, será que eu atrai o segredo para a minha vida? É algo que andei pensando desde quando finalizei a leitura. O Segredo veio até mim ou eu fui atrás dele?

O livro fala da lei da atração através do pensamento, pois, segundo o segredo, positividade atrai positividade. E eu não to falando somente em sentir-se bem consigo mesmo, bens materiais também entram nessa atração.

Quem escreve é Rhonda Byrnes, logo no prólogo ela nos fala que antes que antes de começar a escrever o livro sua vida estava desmoronando, seu pai havia morrido e suas relações pessoais estavam um desastre. Até que sua filha lhe deu um livro que a fez descobrir sobre o segredo.

Ela afirma que podemos ter tudo o que queremos se tivermos os pensamentos certos. E, como eu  já disse, o segredo se baseia na lei da atração, que nada mais é do que atrair para si tudo aquilo que se pensa. Sabendo disso, é certo que devemos manter em nossa mente apenas o que queremos, sem duvidar ou permitir que nos desanimem.

Rhonda ainda nos diz que mentes brilhantes da história conheciam o segredo e o utilizavam para conseguir tudo aquilo que eles queriam e desejavam.

Para se compreender melhor sobre o segredo e fazer com que ele funcione, existem “regras”:
– Não devemos pensar de forma negativa, porque quando falamos “não quero me atrasar”, automaticamente estamos pensando no quão atrasado estamos. 
O segredo diz que devemos focar somente naquilo que queremos, pois o universo não entende o “não.” Como assim? Digamos que você não quer ganhar tal objeto, mas se concentra no objeto. O universo não vai compreender e você vai ganhar o objeto que não quer.
O correto seria você se concentrar no objeto que você quer e não naquele que você não quer.
Deu pra entender?
 
– Transforme seus últimos pensamentos do dia em bons pensamentos. 
O segredo diz que antes de dormir, ao invés de pensar somente naquilo que você não conseguiu fazer ou em tudo que deu errado, você deve ter pensamentos positivos. Se algo deu errado, pense na mesma situação, mas da forma que você gostaria que tivesse acontecido.
 
– Temos uma mente capaz de escolher nossos pensamentos, podemos controlar o que pensamos. 
Sabe aqueles momentos em que nossa mente viaja e de repente você tá pensando em uma coisa totalmente diferente? O segredo fala que você é dono de si mesmo, então você deve escolher os seus pensamentos.
 
– Os nossos sentimentos são fortes aliados para a atração, pois são consequência do que pensamos. 
Se eu penso somente nas coisas que deram errado na minha vida, quais serão os meus sentimentos? Arrogância? Amargura?
O segredo fala de amor, gratidão e bons pensamentos.
 
– Seja grato por aquilo que já possui.
Quando você é grato por tudo que possui, você tem bons pensamentos e bons sentimentos, e o que isso atrai? Mais coisas boas. Seja grato e terá retorno.
Eu comecei o post com uma passagem da bíblia, mas o que tudo isso tem a ver com a bíblia?
Na bíblia diz para amar e ser grato e, como a citação do início deste post, se você pedir com fé (crendo), você receberá.
O segredo fala de amor, em ser grato e se você crer no segredo, você receberá tudo o que quiser.
Peça > Acredite > Receba. Esse é o segredo, que não é segredo algum, nós só precisamos de um empurrãozinho para compreender o que sempre esteve ao nosso redor.
O que eu não gostei: O Segredo é muito repetitivo, talvez seja proposital para prender cada vez mais o leitor e fixar a mensagem várias vezes na sua mente. Se não tivesse tanta repetição, o livro se resumiria em 30 páginas.
Se você não gosta de livros assim, não se interessou ou não terminou de ler, eu aconselho assistir ao filme/documentário com o mesmo nome.
Conclusão: Não quero obrigar ninguém a ler e muito menos a gostar, sabe-se que há pessoas que leem e duvidam do segredo, assim como duvidam dos ensinamentos de Jesus e da própria bíblia. A relação do segredo com a bíblia é muito intensa, tanto é que a própria Rhonda cita passagens bíblicas sem hesitar.
Também não quero comparar os livros, mas sim mostrar que não precisa de nenhum estudo aprofundado para ver que há uma relação entre ambos.
Este livro e os ensinamentos de Jesus Cristo me ensinaram, acima de tudo, sobre gratidão e fé, sobre acreditar e receber.
Este livro ponhe em prova os nossos sentimentos e pensamentos, o que desejamos para os outros e temos atraído para si. Muda a nossa visão diante todo o universo e sobre a nossa própria fé.
O livro não te impõe, apenas abre os teus olhos e te mostra. O segredo não é o livro, o segredo é você.
E você? Já leu O Segredo? Fala aqui nos comentários se gostou, não gostou, se pretende ler. 🙂
Abraços, até mais.
x
o segredo 2
The Secret – O Segredo
Rhonda Byrnes
Ediouro, 2007.
Compre em Saraiva
Deixe um comentário

