As mulheres da bíblia

Quando eu pensava nos líderes da bíblia, vinha na minha cabeça somente a imagem de homens e, provavelmente, esse é o pensamento da maioria das pessoas. Muitas das figuras proeminentes do antigo testamento, de fato são homens, mas a bíblia é muito mais que isso. E, assim como muitas pessoas, eu considerava a bíblia totalmente machista e patriarcal.

Somente depois que eu comecei a ler e compreender um pouco mais a palavra, eu entendi o quanto esse julgamento é injusto, principalmente vindo de pessoas que procuram ler a bíblia no intuito de degradá-la. De fato, além de ser sagrada, a bíblia tem suas raízes históricas, por conta disso seu texto reflete o contexto social e a cultura da época em que foi escrito, descrevendo tipos de roupas, formas de governo, organização social e outros aspectos típicos da época. Por isso, é tão fácil estranhar e tão difícil aceitar a forma como a mulher é tratada nos textos bíblicos, pois na sociedade daquela época as mulheres tinham uma posição tão inferior que nem faziam parte na estatística populacional e dependiam dos homens para tudo.

No entanto, apesar desta ser a realidade daquela época, não significava que Deus a aprovava. Há muitos exemplos da abordagem de Deus no combate às práticas que Ele abomina, como a discriminação contra as mulheres, a escravidão e a violência contra os inimigos.

Quando não percebem esse gradualismo existente na Bíblia, as pessoas chegam a conclusões erradas. Quando se olha para o significado da lei dada na época patriarcal, parece, com base nos padrões atuais, que Deus era vingativo e cruel. Mas quando se olha para os ensinamentos de Jesus, Deus parece ser completamente diferente, amoroso e capaz de perdoar.

De forma alguma, Deus concedeu à mulher uma posição de inferioridade em relação ao homem. Quem faz isso é o ser humano, como sempre, que deturpa e submete seus semelhantes a seus interesses, muitas vezes justificando essa atitude com uma fé que ele próprio criou e que lhe convém. Talvez por não ler ou ler somente o que lhe interessa.

Na bíblia há grandes mulheres, incríveis e inspiradoras, como Agar. A única escrava, e mulher, a quem Deus se dirigiu, aliás, única escrava que tinha nome e que edificou um altar que existe até os dias de hoje. Ela é também a mãe de Ismael, que deu origem às nações árabes e muçulmanas.

Também podemos conhecer Ester, uma mulher hebreia, casada com o rei Assuero (o rei da Assíria no século VII a.c.), que se tornou mais famosa que até mesmo o seu marido, devido a sua coragem e suas orientações ao seu marido, principalmente em como tomar as melhores decisões políticas.

Maria Madalena, que era prostituta, mas foi feita discípula de Jesus e foi a primeira pessoa a quem ele se apresentou após a sua ressurreição e por causa do seu testemunho, uma mulher, é que conhecemos o evangelho da ressurreição de Cristo.

Débora, a única mulher que foi juíza do povo de Israel, é conhecida como um dos líderes mais nobres.

E antes de tudo isso, conhecemos Eva, que estava no mesmo patamar de Adão, pois Deus se dirigia aos dois da mesma maneira.

E temos muitos outros exemplos, Loide, Maria de Nazaré, Ana, Sara, Raquel, Noemi e mais. Estas mulheres são amadas, são fortes e muito abençoadas, que receberam tanto ou mais que muitos homens. Basta abrir a sua bíblia e ler a palavra para ver que de machista Deus não tem nada e que existem diversas personagens femininas bastante significativas que deixaram suas marcas através de suas qualidades, inclusive de liderança.

Que vocês possam ler a palavra de Cristo com novos olhos e descobrir o quanto Ele é bondoso e amoroso com todos os seus filhos e filhas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s